UMA CERVEJA MUITO ALÉM DA EXCENTRIDADE


A cervejaria islandesa Steojar causou polêmica no início do ano passado após lançar uma variedade feita com carne de baleia, batizada de Hvalur. Pois, em 2015, a mesma cervejaria disponibilizará ao mercado uma cerveja que vai ainda mais longe à sua excentricidade. Com lançamento marcado para o dia 23 de janeiro, a Hvalur 2, além de conter em sua receita a mais pura água islandesa, malte de cevada e lúpulo, terá também testículos de baleia. Não, você não leu errado, testículos de baleia estarão entre os ingredientes desta cerveja pra lá de esquisita!
Mas se você acha que isso é tudo, preste atenção em como os testículos serão preparados para entrar na receita da Hvalur 2. Antes de ser colocado na cerveja, ele é curado, levemente salgado e defumado com esterco seco de ovelha queimado (essa técnica é bastante usada no país devido à escassez de madeira). Cada lote de cerveja conterá um testículo pasteurizado e filtrado, antes de ser engarrafado.
A data de lançamento foi escolhida a dedo! No dia 23 de janeiro é comemorado na Islândia o Dia do Marido, e para coincidir com a temporada de Thorri, que vai de meados de janeiro a meados de fevereiro. Nesse período, os islandeses costumam consumir pratos tradicionais, como tubarão podre, testículos de carneiro e gordura azeda de baleia. Pronto tá explicado!
Essa não é a primeira cerveja feita com testículos. A americana Wynkoop lançou em 2012 a Rocky Mountain Oyster Stout, com testículos de touro na receita.

Por: Jonathan Zanotto
Fonte: Bebendo Bem

Comentários