TEM COPO CERTO PARA TOMAR CERVEJA?


Assim como o vinho, a cerveja lhe proporciona momentos de prazer a cada gole dado. Mas, tem copo certo para tomar cerveja? Na verdade tudo vai depender do propósito. Se o negócio é beber, o copo pouco influenciará no prazer. Porém quando o assunto é degustar cerveja, a coisa muda de rumo.

Estamos falando de cervejas com um algo mais em termos de aroma e sabor, e neste caso, o tipo de copo poderá sim influenciar consideravelmente nos prazeres gustativos. No mundo gastronômico, uma boa apresentação é fundamental para abrir nosso apetite.

Copo Weiss
O sommelier de cervejas, João Filho, propõe um teste simples. Imaginem dois copos cheios de cerveja de trigo. Qual copo vocês escolheriam para beber a cerveja? O velho e bom copo americano ou o copo Weiss? A maioria escolheria o Weiss, isso porque para nosso cérebro a imagem de uma cerveja de trigo em seu longo copo é algo diferente, ou seja, todos os prazeres gustativos começam com o visual.


E quando bebemos determinada cerveja no copo que leva sua marca? Vai dizer que a cerveja não parece ficar ainda mais gostosa? Mas, o copo não fica só nisso, ele é fundamental para a formação da espuma, e é através dela que os aromas são levados até o nariz. Sendo assim, na hora de desenhar o copo é levado em consideração os formatos mais adequados para desprender o bouquet e aroma de determinado estilo de cerveja.

Os copos, geralmente, são de cristal ou vidro. As paredes devem ser finas, pois elas permitem observar a coloração da bebida e a formação da sua espuma. O cuidado e a limpeza também são fundamentais na hora da degustação. Confira algumas dicas de qual é a melhor forma de lavar e armazenar seus copos especiais: não lavar com esponja de aço, não lavar em máquina, usar detergente neutro, não guardar em local que leve poeira, não guardar próximo de produtos ou alimentos que tenham cheiro forte.
Copo Windsor

Caso Você não tenha todos os tipos de copos em casa, fique tranquilo. Existem alguns que podem ser chamados de curingas, que vão servir para a maioria das degustações. Um deles é o Copo Windsor.
Acesse nossa seção de Copos e escolha o modelo específico para cada estilo de cerveja.




Fonte: Cervas Clube


"As melhores cervejas do mundo você encontra no Senhor do Malte"

Comentários